Como aprender um novo idioma afeta o cérebro

Como aprender um novo idioma afeta o cérebro

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Aprendemos novos idiomas por todos os tipos de motivos: para trabalhar ou estudar em outro país, mudar para o exterior ou simplesmente por prazer.

 

Seja qual for a sua motivação, muitos acham que a experiência de estudar uma nova língua enriquece as suas vidas. Mas você sabia que conhecer um idioma também muda seu cérebro no nível físico?

Numerosos trabalhos analisaram como o aprendizado de um novo idioma influencia o funcionamento do cérebro em diferentes idades. Vamos ver como o estudo de uma segunda língua afeta esse órgão.

 

Uma perspectiva neurológica na aprendizagem de línguas


Os cientistas estudam pessoas bilíngues (aquelas que aprenderam duas línguas ao mesmo tempo desde a infância) há décadas. Eles estão interessados ​​em saber como falar duas línguas com fluência afeta o nível cognitivo. E com o advento da tecnologia de ressonância magnética, eles agora são capazes de verificar, num nível muito visual, as diferenças entre cérebros monolíngues e bilíngues.


Todos os cérebros são compostos de neurônios, com corpo celular, e dendritos, que são as conexões entre os neurônios. É o que chamamos de “matéria cinzenta”.


Pessoas bilíngues têm mais neurônios e dendritos do que aquelas que falam apenas um idioma, o que significa que sua massa cinzenta é mais densa.


O bilinguismo também influencia a substância branca, ou seja, o sistema de fibras nervosas que conecta os quatro lobos do cérebro. Este sistema coordena a comunicação entre diferentes regiões do cérebro e ajuda o cérebro a aprender e funcionar.


A substância branca dos adultos bilíngues tem maior integridade do que a dos adultos que falam apenas um idioma. Seu conhecimento de um segundo idioma aumenta suas reservas cerebrais.


 


O que acontece com as pessoas que aprendem um idioma mais tarde?



As pessoas que estudam uma segunda língua posteriormente podem continuar a beneficiar de algumas das alterações neurológicas produzidas por este tipo de aprendizagem, independentemente do nível que tenham atingido. Ter novas experiências (novidade) é um fator importante na formação de novas conexões no cérebro e no fortalecimento das ligações no sistema nervoso. Esses vínculos e conexões são mantidos através da prática regular.


Estudar um novo idioma combina novidades com prática, por exemplo, quando os alunos aprendem novas palavras e construções gramaticais e passam tempo revisando e expandindo conhecimentos anteriores.


Esta combinação é uma das razões pelas quais a aprendizagem de línguas é um exercício cerebral tão eficaz e protege os alunos mais velhos contra a demência e outras doenças neurológicas degenerativas.


Mas todos podem beneficiar da aprendizagem de línguas. Na verdade, é uma das atividades mentais mais complexas que podem ser realizadas, o que a torna uma forma muito eficaz de exercitar o cérebro.


 


Como a aprendizagem de línguas melhora outras habilidades


Devido ao impacto mensurável da aprendizagem de línguas no cérebro, não é surpreendente que as mudanças físicas sejam acompanhadas pelo desenvolvimento de outras competências, como comunicação, criatividade, memória e concentração.


 


  1. Melhor desempenho acadêmico

Numa meta-análise de 20 estudos sobre a aprendizagem de línguas e o seu impacto no desempenho académico, a maioria (90%) mostrou que os alunos de línguas têm melhor desempenho em algumas disciplinas académicas do que os alunos que não estudam uma segunda língua. Aprender outra língua também melhora as competências de leitura e escrita dos alunos, dando-lhes uma vantagem em disciplinas básicas como matemática ou ciências.


 


  1. Maior concentração

Uma semana aprendendo um novo idioma tem um impacto positivo nos níveis de alerta e concentração dos alunos. Essa melhora é mantida com o estudo contínuo do idioma por pelo menos cinco horas semanais.


Além disso, participaram deste estudo estudantes com idades entre 18 e 78 anos , e foi observada melhora na capacidade de atenção em todas as faixas etárias. Ou seja, estudar um novo idioma aumenta a concentração dos alunos, independente da idade.


  1. Memória mais poderosa

Estudar um idioma envolve tanto a capacidade de memorizar (para aprender novas palavras e regras) quanto de lembrar (para produzir novos conteúdos linguísticos nas atividades de aula). Não é surpreendente, portanto, que as pessoas que usam frequentemente uma segunda língua tenham uma memória mais forte.


Na verdade, a investigação mostra que as pessoas que falam uma segunda língua têm regularmente melhores resultados em testes de memória do que os monolingues, quer tenham aprendido a língua quando crianças ou adultos. Além disso, a aprendizagem de línguas melhora a memória de curto e longo prazo.


 


  1. Maior capacidade de comunicação

Os primeiros estudos sobre a aprendizagem de línguas mostraram que isso aumentou a empatia dos alunos. Pesquisas mais recentes descobriram que a empatia é uma característica fundamental para o sucesso na aprendizagem de um segundo idioma.


Falar uma segunda língua pode melhorar a capacidade dos alunos de ver as coisas de outra perspectiva, o que tem um impacto positivo nas suas capacidades de comunicação.


 

Além disso, praticar habilidades acadêmicas típicas do estudo do idioma, como a escuta ativa, pode melhorar as habilidades de comunicação dos alunos no dia a dia.


 


  1. Maior criatividade

As crianças bilíngues demonstram maior criatividade e flexibilidade na resolução de problemas do que os seus pares monolíngues, e o mesmo se aplica aos alunos de uma segunda língua.


Vários estudos demonstraram que aprender uma língua parece desbloquear a capacidade criativa dos alunos. Isso pode ser devido aos processos mentais envolvidos nessa aprendizagem, como a tradução, a mudança de um idioma para outro e o estudo disciplinado, além da vontade de aprender e se adaptar.


O domínio do idioma auxilia os alunos em todas as áreas da vida, além de aprimorar suas habilidades e ajudá-los a resolver problemas e tomar decisões. Em última análise, tudo isso contribui para enriquecer suas relações pessoais, sociais e profissionais.


Assim, quer aprenda ou ensine outras línguas, cada vez que fala uma segunda língua está a desenvolver as suas capacidades, a exercitar o seu cérebro e a aumentar as suas reservas cognitivas.

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